Nota de Esclarecimento

22/12/2014 09:48

A direção do SINTUNIR vem por meio desta esclarecer alguns fatos que foram distorcidos e equivocadamente colocados para a comunidade dos valorosos Servidores Públicos Técnicos dessa Instituição que lutam pela sua preservação nesse período de instabilidade que passa o país e principalmente nossa Instituição.

Após nossa eleição vitoriosa, a posse se arrastou porque a direção anterior não prestou conta em tempo HÁBIL e REGIMENTAL como deveria ter sido feito para a homologação e isso acarretou alguns transtornos.

O CONSU que ocorreu nos dias 10, 11, e 12 com o CONSAD e CONSEA necessitava de ter todos os seus conselheiros devidamente empossados para que suas ações fossem legalizadas e essa foi a última data do ano para esse evento. Como é tradicional faríamos uma eleição entre todos os Técnicos que podem ser sindicalizados ou não, mas são referendados pelo nosso sindicato, pois a indicação desses conselheiros passa justamente pela nossa representatividade. E é de suma importância que seja garantida a nossa participação.

Tentamos organizar uma eleição que fosse transparente como é de nosso caráter, porém, como já afirmamos o atraso em nossa homologação impossibilitou as ações legais para essa eleição dos conselheiros. Esse foi o principal motivo, mas mesmo assim, estávamos correndo com os tramites necessários para o edital da eleição na esperança de conseguir realiza-la. Problemas com a TI também dificultaram, mas esses são mais facilmente contornados, pois o que não podemos e jamais faremos é uma ação ilegal, somos honestos acima de tudo e temos que honrar a grande e esmagadora votação que tivemos em nossa eleição.

Dessa forma deliberamos a indicação de três nomes que seriam em caráter pró-tempore, como o feito pelo DCE, garantido, assim, os trabalhos do CONSU e que no retorno do período de final de ano e devidamente organizado pudéssemos organizar com todos adequadamente a eleição. Como não o tempo era escasso nos reunimos e decidimos indicar nossa Diretora Victoria Bacon que representaria a direção do sindicato, o TAE Walace Soares de Oliveira que é Mestre em Educação e com experiência profissional em gestão educacional e sindical que nos foi indicado e o Administrador João Barroso, Especialista em Administração e também com experiência profissional na área de licitação e gestão pública. Todas as indicações tiveram por premissa a experiência técnica e profissional de cada um dos servidores, justamente por acreditarmos que poderíamos fazer em nosso retorno a eleição adequada e que o processo do CONSU não seria interrompido.

Após a posse dos indicados e a participação dos mesmos elogiada em suas falas e condutas que foram pautadas na lisura e defesa dos Técnicos, algumas pessoas vieram questionar a indicação e forma da mesma. O sindicato não deixou de explicar e ouvir a todos entendendo que a necessidade da pressa e temporalidade seriam respeitadas e portanto a eleição ocorreria como já havia sido decidido. Mesmo explicando tudo isso um abaixo assinado foi feito para a revogação dos indicados. Que entendemos ser o direito de todos sua manifestação e como representamos de fato nossa comunidade respeitamos. Porém, em grupos de rede social e durante o recolhimento das assinaturas, muitas pessoas que assinaram vieram questionar o sindicato e reclamar que lhes foi passado que o sindicato estava agindo de má fé nas indicações.

Justamente por isso, e tendo como a transparência, a lisura e representatividade que marca essa nova gestão, optamos por fazer uma assembleia e comunicar devidamente a todos para que entre outros assuntos esse fosse debatido. Mais de 70 pessoas assinaram o abaixo assinado, pouco mais de 30 estavam presentes e infelizmente a maioria se retirou e não ficou até o final, de qualquer forma a todos foi garantido o direito de expressão e mantivemos como sempre era nossa ideia a eleição. O edital foi enviado a todos que estão no email do sindicato e será devidamente comunicado para que sejam candidatos e possam ser votados. O que não aceitamos é qualquer manifestação inverídica sobre a lisura e transparência da atual gestão e reforçar que estamos com as portas abertas para que todos possam participar e se manifestar democraticamente e que faremos tudo baseado no princípio da ética e da legalidade.

Contamos com o APOIO DE TODOS, que o maior número de Técnicos se sindicalizem e participem, pois o sindicato só existirá de fato e será forte com o maior número e participação de todos expressando e buscando nosso bem maior. Não nos calaremos diante de boatos ou injustiças feitas à nós e não seremos massa de manobra, por isso contamos com a maioria daqueles que não querem se omitir e não querem permitir que nosso sindicato e nossa representação seja manipulada de qualquer forma. Só e separados somos como o cordeiro, uma presa fácil, juntos somos fortes e como o leão. Encerramos nossa nota com o poema de Bertold Brechet, O Analfabeto Político para que possamos refletir sobre a responsabilidade que cada um de nós tem no processo de todas as relações construídas não só no sindicato, mas em nossa sociedade:

O Analfabeto Político


O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

 

Assinamos. Victoria Angelo Bacon, Walace Soares e João Paulo Barroso.